Reserve
Saiba como funciona o Carnaval de Salvador
Saiba-como-funciona-o-Carnaval-de-Salvador

Saiba como funciona o Carnaval de Salvador

É em Salvador onde acontece a maior festa popular do mundo. Uma festa que atrai mais de um milhão de foliões que festejam em todos os dias de festa, que na capital baiana se inicia no final de semana antes da abertura oficial do Carnaval. Saiba como funciona essa importante festa desde o início, conheça seus principais circuitos e o Museu do Carnaval.

 Prévia da maior festa popular

Já no mês de dezembro é possível ver festas e pessoas ensaiando para o Carnaval, mas é com o Fuzuê e o Furdunço que tem início o pré-carnaval. Criado em 2016, o Fuzuê é uma folia que ocorre no primeiro dia de pré-carnaval, onde bandas de batucada, percussão e sopro fazem a alegria das famílias ao longo de um percurso no Circuito Orlando Tapajós. No mesmo circuito, no segundo dia, o pré-carnaval Furdunço traz como atração grupos e bandas ao som de equipamentos eletrônicos.

A abertura oficial do Carnaval em Salvador ocorre com a entrega das chaves ao Rei Momo um dia antes do início dos desfiles dos trios elétricos, e que na edição de 2018 teve a participação da cantora Cláudia Leitte e o rapper Pitbull. 

Os Principais Circuitos do Carnaval de Salvador e o Carnaval Pipoca

Conhecido por seus trios elétricos que arrastam multidões, o Carnaval de Salvador se destacou pela diversidade com que o folião pode se divertir. Em camarotes particulares distribuídos ao longo do circuito Barra e Ondina e também Campo Grande e Oscar, o folião poderá optar por seguir o trio elétrico mediante a compra do abadá, camisa que dá acesso ao trecho protegido por cordas, ou então ficar nos vários camarotes que oferecem diversos serviços de open food e open bar.

Circuito Dodô ou Barra/Ondina

Com boa estrutura e organização, o Circuito Dodô ou Barra/Ondina, conhecido pelos dois nomes, possui um percurso de 4,5 km ligando as praias da Barra e Ondina, o que deixa o visual ainda mais bonito. Famosos cantores e bandas, tais como Chiclete com Banana, Ivete Sangalo e Claudia Leitte, fazem do circuito o mais badalado no Carnaval de Salvador.

Circuito Osmar ou Campo Grande/Oscar

Com uma estrutura mais simples, mas não menos animado, e que conta com um percurso de 4 km, o Circuito Osmar ou Campo Grande/Oscar conta com uma estrutura de arquibancadas oferecidas pela prefeitura e com a cobrança de valores mais populares.

Circuito Batatinha: Salvador não é só trio elétrico e axé

E para quem pensa que o Carnaval de Salvador é só axé, irá se surpreender com os diversos ritmos, que fazem essa folia ser além da maior festa popular do mundo a mais diversificada em ritmos.

Com ritmos de fanfarras e marchinhas, o Circuito Batatinha atrai foliões que querem curtir em família o Carnaval. Com músicas que vão do reggae ao hip hop, o Palco Multicultural é o ponto de encontro para quem quer fugir do ritmo que predomina no carnaval baiano. E pode acreditar, até o rock é presença confirmada no Carnaval de Salvador. E no Beco das Cores, a folia é voltada aos LGBTs, buscando dar visibilidade à comunidade.

Carnaval Pipoca

Buscando manter a tradição do Carnaval de Salvador, existe ainda o Carnaval Pipoca, uma folia gratuita para os foliões, onde não há corda nem abadás, e quem garante a diversão são artistas nacionais e bandas e artistas menores. Com isso, nasceu também o projeto Pipoco, que faz parte da programação do pré-carnaval.

Museu Casa do Carnaval

E para quem deseja conhecer um pouco sobre a história do Carnaval, a Casa do Carnaval, localizada no Pelourinho, conta um pouco da história e construção dessa identidade tão marcante da Bahia. O que está esperando para curtir o Carnaval em Salvador? Acompanhe o site da prefeitura de Salvador para mais informações sobre o Carnaval e venha aproveitar a folia!

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR