Reserve
Passeio pela Ilha dos Frades
Passeio-pela-Ilha-dos-Frades

Passeio pela Ilha dos Frades

Pertencente ao município de Salvador, a Ilha dos Frades, está localizada no centro da Baía de Todos-os-Santos. Ela tem como grande atrativo suas belas praias de águas calmas e translúcidas, que possuem uma visibilidade de aproximadamente até quinze metros na horizontal e doze metros de profundidade, a qual permite a prática de mergulho para apreciar a formação de recifes e corais.

Com uma vegetação predominantemente da Mata Atlântica, a Ilha dos Frades é formada por diversas praias ao longo dos seus oito quilômetros de extensão. Formando uma paisagem única, a ilha possui o formato de uma estrela de quinze pontas, tornando cada faixa de areia do seu litoral diferente uma da outra, permitindo ao visitante uma nova experiência em cada uma das praias, que se pode visitar. Que tal aproveitar mais de sua estadia na capital baiana e visitar esse atrativo turístico. Conheça mais sobre a Ilha dos Frades!

A história por trás da ilha

Até hoje contada pelos nativos, a origem da Ilha dos Frades se baseia na história de que no início da colonização, dois frades foram assassinados por índios Tupinambás, quando esses chegaram à ilha com a missão de catequizar os índios que lá habitavam.

Utilizada também como entreposto de escravos, na ilha é possível encontrar o lugar onde os escravos eram mantidos em quarentena, ou aguardando para serem vendidos e levados à Salvador.

Principais praias, preservação e reconhecimento

É claro que esse paraíso formado por quinze praias merece reconhecimento. A Ilha dos Frades foi a primeira ilha a receber o selo internacional Bandeira Azul, selo concedido aos que conseguem atender aos trinta e quatro requisitos para receber o selo ecológico, dentre os quais estão educação ecológica, segurança para os banhistas, limpeza da água das praias, etc., por causa da maravilhosa praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, uma das mais importantes da ilha. Ela é perfeita para crianças, pois suas águas não formam ondas.

Além da Ponta de Nossa Senhora, outras populares são: Praia de Loreto onde grandes piscinas se formam quando a maré está baixa; Praia de Paramana, nela está localizado o vilarejo dos pescadores nativos. Para os adeptos ao nudismo, a Praia da Viração é o ponto de encontro, pois é deserta e possui um denso coqueiral que margeia as brancas areias da praia.

Pontos turísticos

Além das diversas praias, que encantam os visitantes, a Ilha dos Frades possui uma grande diversidade de atrações naturais, tais como cachoeiras, montanhas, lagos, e uma vegetação onde podem ser encontrados exemplares de pau-brasil.

Ainda bem preservadas, a Igreja de Nossa Senhora do Loreto juntamente com a Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, provam a forte influência dos jesuítas na cultura da ilha e são pontos turísticos muito visitados.

Como chegar?

O acesso à Ilha dos Frades se dá por embarcações, uma delas partindo do Centro Náutico da Bahia, onde o visitante poderá desfrutar das belas paisagens da Baía de Todos-os-Santos, pois é possível ver as outras ilhas da baía. E uma segunda opção é chegando de transporte terrestre até Madre de Deus, onde o visitante poderá fazer a travessia em pequenos barcos até a Ilha dos Frades. É cobrada uma taxa de turismo para a manutenção e preservação da ilha.

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR