Reserve
Lugares com vista panorâmica da Baía de Todos-os-Santos
Lugares-com-vista-panorâmica-da-Baía-de-Todos-os-Santos

Lugares com vista panorâmica da Baía de Todos-os-Santos

Considerada a maior do país, e a segunda do mundo, a Baía de Todos-os-Santos tem uma extensão de 1.233 km² de litoral formada por belas praias e paisagens naturais. A sua geografia permite que diversos pontos da capital baiana proporcione um grande espetáculo em qualquer horário, desde o amanhecer, passando pelo belo pôr do Sol e o anoitecer. Saiba quais são os principais lugares com vista espetacular da Baía.

Contemplação ao nascer do Sol

Porto da Barra

Com sua localização privilegiada entre o Oceano Atlântico e a Baía de Todos-os-Santos, o bairro da Barra é um ponto estratégico para se apreciar o nascer do Sol, com uma orla revitalizada, a praia Porto da Barra é um convite para o visitante que busca águas limpas e tranquilas para curtir o dia. É lá onde se encontra o Farol da Barra inaugurado em 1698 nas instalações do Forte de Santo Antônio da Barra, e que proporciona uma vista de 360° de toda a Baía de Todos-os-Santos e do mar aberto.

Morro do Cristo

Esculpida em mármore com sete metros de altura, pelo artista Pasquale de Chirico, a escultura do Cristo Redentor, que dá nome ao Morro de Cristo, está localizada no alto do morro cercado por grama e coqueiros. O visitante terá uma das mais belas vistas das águas da Baía de Todos-os-Santos.

Religiosidade e Defesa

Igreja de Santo Antônio da Barra

Construída no alto da colina entre os anos de 1595 e 1600, a Igreja de Santo Antônio da Barra dispõe de uma vista panorâmica. A igreja está localizada no bairro da Barra.

Fonte São Marcelo

Construído a aproximadamente 300 metros de costa sobre os arrecifes, o Forte São Marcelo tem estrutura circular, a qual permite ter uma visão panorâmica da Baía de Todos-os-Santos. Conhecido também por Forte do Mar, fez parte de um grupo de fortes para proteção da capital entre os séculos 18 e 19, e foi responsável pelo bombardeio que destruiu parte do Palácio Rio Branco.

Ponta de Humaitá

Para o visitante que deseja apreciar o pôr do Sol com uma vista completa da Baía de Todos-os-Santos e ainda conhecer um pouco da história de defesa da cidade, a Ponta do Humaitá é o local certo. Composto pelo Farol de Humaitá, Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat, que dá nome ao monte também, e o Clube Náutico da Bahia, a Ponta de Humaitá fica na península de Itapagipe, Cidade Baixa da capital baiana.

Paisagem no Centro Histórico

Praça da Sé

Trazendo uma grande bagagem histórica, o Monumento da Cruz Caída está localizado na Praça de Sé e é uma homenagem à Igreja da Sé, construída em 1553, e que foi demolida em 1933. O monumento é uma obra do artista baiano Mário Cravo, e possui 12 metros de altura, fazendo referência a grandeza da antiga catedral. A partir da Praça de Sé é possível ter uma visão ampla da Baía de Todos-os-Santos, pois a mesma está localizada na Cidade Alta.

Praça Tomé de Souza

Saindo do Elevador Lacerda na Cidade Alta, encontra-se a Praça Tomé de Souza, onde é possível contemplar toda a dimensão da Baía de Todos-os-Santos, e ponto de partida para conhecer o Pelourinho e os Casarões da Cidade Alta.

Fera Palace Hotel

Ainda, na Rua Chile, está localizado o Fera Palace Hotel, onde luxo e sofisticação se encontram em todas as suas suítes. Com vista privilegiada da Baía de Todos-os-Santos, o hotel proporciona aos seus hóspedes em sua cobertura uma experiência única e inesquecível.

Seja em alguma praia baiana, forte de defesa, morro, em construções históricas ou modernas de Salvador, as águas calmas e de vários tons de azul da Baía de Todos-os-Santos sempre poderão ser contempladas a qualquer hora do dia.

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR