Reserve
Lazer e Ar Livre no Parque da Cidade de Salvador
parque

Lazer e Ar Livre no Parque da Cidade de Salvador

Em meio à agitação da cidade, o Parque da Cidade de Salvador, conhecido também por Parque Joventino Silva, é um espaço de convivência para toda a família. Inaugurado em 1975, o parque preserva em seus 724.000 m2, parte da Mata Atlântica, em que é possível encontrar diversas árvores frutíferas e ornamentais.

Ao longo de sua área verde, o parque preserva várias espécies frutíferas e ornamentais, tais como jaqueiras, mangueiras, Pau-Brasil, Ipês, dentre outras que são encontradas na transição da Mata Atlântica e dunas.

Revitalização e ampliação

Em 2014, a Prefeitura Municipal de Salvador, por meio de sua Secretaria Cidade Sustentável, apresentou uma proposta para sua revitalização, onde previa ainda a ampliação das áreas construídas, e a modernização dos espaços utilizados para a prática esportiva pelos frequentadores.

O primeiro passo tomado para a revitalização do parque foi a substituição dos muros que cercavam algumas áreas por grades com portões, que permitissem a passagem de pedestres. Em seguida, os quase 4 km de pista usados para caminhadas e corridas, foram reformados, ganhando nova camada de asfalto, marcação de quilometragem e espaço para bicicletas.

Modernização e construção

Seguindo as novas tendências, a reforma realizada no Parque da Cidade de Salvador, trouxe nova pista para os praticantes de skate, um circuito de slackline, quadras para vôlei e futebol. Buscando atender às questões de mobilidade para quem possui dificuldade de locomoção, a revitalização dos espaços para a criançada contou com a construção de parques integrativos, permitindo assim a interação e o desenvolvimento das crianças.

Praticantes de meditação ganharam um espaço exclusivo para se reunirem. A Praça Confúcio, proporciona aos frequentadores um lugar amplo e ótimo para a prática da meditação. No meio da praça, há uma estátua do filósofo chinês Confúcio, doada pela província chinesa de Shandong, local onde nasceu o filósofo.

Artes e eventos

O Parque da Cidade conta com espaço reservado para o Anfiteatro Dorival Caymmi, que ganhou itens de acessibilidade como corrimão, rampas de acesso, e um novo lance de arquibancadas. Entre os itens da revitalização, consta ainda a reforma dos camarins e a construção de banheiros.

Regras para convivência no parque 

O parque permite aos moradores que visitam com frequência, um espaço verde e amplo para a prática de esportes, piqueniques e eventos culturais para frear a correria do dia a dia na capital baiana. Confira as principais regras para convivência:

  • No parque é permitida a entrada de animais domésticos, como cães e gatos, desde que observadas algumas regras de segurança como o uso de coleiras;
  • O acesso de veículos só é permitido nos estacionamentos nas áreas externas delimitadas, sendo permitida a circulação de veículos transportando portadores de necessidades especiais no horário normal de funcionamento do parque e mediante credenciamento;
  • É permitida a realização de grandes eventos nas dependências do Parque da Cidade Joventino Silva, desde que solicitada a autorização para administração do parque. Ele conta ainda com um programa de conscientização para a conservação e limpeza de sua área, protegendo assim a flora e fauna existente.

Como chegar no Parque da Cidade de Salvador?

O parque está localizado entre os bairros do Itaigara e Santa Cruz e após a reforma realizada, a forma de acesso ao parque se dá pela Avenida Antônio Carlos Magalhães.

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR