Reserve
Em busca dos tesouros de Salvador
tesouros-de-Salvador

Em busca dos tesouros de Salvador

Você sabia que existem vários tesouros escondidos pela Baía de Todos-os-santos? Encontre destroços de navios, objetos e também espécies que fazem parte da vida marinha. Salvador é uma cidade privilegiada por ser banhada por essa Baía, e existem vários pontos de mergulho que o visitante pode explorar, caso deseje fazer turismo subaquático.

Os mergulhadores se surpreendem com as belezas que estão guardadas no fundo do mar. É um mergulho não só no presente, mas no passado. Para que você procure uma escola especializada bem informado das belezas que deseja encontrar, criamos este conteúdo sobre os principais pontos de mergulho da capital baiana. Confira!

Naufrágios da Baía de Todos-os-santos

1648 – O Primeiro Navio: Galeão Utrecht 

O navio holandês Galeão Utrecht afundado pelos portugueses está localizado na costa da Ilha de Itaparica. Ainda é possível ver os canhões e as âncoras do navio.

1668 – Galeão Sacramento

Navio que trazia estanho e cobre de Portugal. Algumas peças foram levadas para o Museu Náutico da Bahia, juntamente com dois canhões de bronze. Está a nordeste do Banco de Santo Antônio.

1876 e 1903 – Germanea e Bretagne 

O primeiro era um vapor alemão, rumo a Europa, que teve problemas em seu sistema de lemes. Ele afundou próximo ao Farol da Barra. Já o segundo, rumo à França, carregando café, também teve problemas no sistema do leme, afundando no mesmo local.

1905 – Veleiro Português Blackadder

Afundou após um temporal, sendo jogado nos recifes da praia da Boa Viagem. A profundidade máxima é de 10 metros. O mergulhador pode passar pelas estruturas do navio que atualmente é um viveiro de peixes, corais e outras espécies.

1980 – Cargueiro Grego Cavo Artemide

É um dos maiores cargueiros que naufragou na Baía. De 180 metros, se tornou um grande recife. Ele se encontra no Banco do Santo Antônio, na entrada da Baía. Um passeio pelas estruturas internas do navio é um privilégio para os mergulhadores profissionais.

Outros Pontos de Mergulho

Existem vários outros pontos de mergulho na Baía de Todos-os-Santos. Não somente marcados por naufrágios, mas por espécies encantadoras.

Mergulho no Porto da Barra

Para os iniciantes, o mergulho de batismo nos corais de Santa Maria é o ideal. É possível ver uma barreira de corais, vários peixes e outras espécies da vida marinha. As escolas ministram aulas teóricas e depois partem para a parte prática de adaptação para dar início ao mergulho.

Mergulho no Banco da Panela

Próximo ao porto de Salvador, a cerca de 15 metros de profundidade, está um dos locais considerados área de preservação da Marinha. Neste local há inúmeros destroços de embarcações holandesas que naufragaram no século 17.

Mergulho na Ilha dos Frades 

Para quem dispõe de um pouco mais de tempo para conhecer as ilhas próximas a Salvador, a Ilha dos Frades possui trechos ótimos para mergulho, com profundidade máxima de 11 metros.

Deseja conhecer todos esses tesouros de Salvador? Encontre a melhor escola de mergulho, hospede-se no Fera Palace Hotel e experimente as maravilhas que Salvador tem para te oferecer!

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR