Reserve
Conheça a Ilha de Itaparica
Conheça-a-Ilha-de-Itaparica

Conheça a Ilha de Itaparica

Distante a apenas 13 quilômetros da capital baiana por via marítima, a Ilha de Itaparica é uma das várias opções de belas praias e passeios para o visitante que deseja conhecer um pouco mais da cultura baiana. Quer saber como chegar a ilha e conhecer todos os seus atrativos? Continue a leitura!

Como chegar à Ilha de Itaparica

Com três opções principais de transporte partindo de Salvador para a Ilha de Itaparica, o acesso pode ser feito por: ferry-boat, transporte de pedestre e veículos com duração aproximada de uma hora de viagem saindo do Terminal São Joaquim; lanchas que fazem o trajeto com saídas do Terminal Marítimo localizado no Mercado Modelo; e claro, a opção ainda mais rápida, que é de avião saindo do Aero Clube da Bahia, com viagens de mais ou menos 20 minutos.

Chegando à Ilha de Itaparica, ainda nas águas da Baía de Todos-os-Santos, o visitante terá uma bela visão da ilha, que tem como destino e desembarque, o Terminal Bom Despacho, no qual recebe as embarcações vindas de Salvador.

Conheça o Caribe Brasileiro da Bahia

Considerada a maior ilha da Baía de Todos-os-Santos, a Ilha de Itaparica possui uma extensão de aproximadamente 40 quilômetros de belas praias, banhadas pelas águas mansas e rasas, e com temperatura morna, proporcionadas pelos diversos arrecifes que cercam a ilha.

Com diversos tons de azuis, as águas que banham as praias da Ilha de Itaparica e a faixa de coqueirais e intensa vegetação, concederam a ela o título de caribe brasileiro.

Visite as praias mais famosas

Vale destacar que a ilha por ter um infraestrutura um pouco mais rústica, algumas praias oferecem um serviço simples, porém cheio do sabor único da culinária baiana, e em outras praias não há qualquer serviço de bares e restaurantes. Partindo do Terminal Bom Despacho, você poderá conhecer as principais praias.

Siga pela Avenida Beira-Mar até a Avenida Dom Gerônimo que encontrará a Praia Ponta de Areia, cercada por coqueirais e pousadas. Possui uma extensa orla, sendo bem frequentada pelos soteropolitanos e turistas, e como várias praias da ilha, as águas são calmas até mesmo na maré alta por conta dos arrecifes. Já a Praia Barra Grande com suas águas limpas, é voltada para Salvador e possui boa infraestrutura de quiosques, sendo a mais visitada. Siga pela BA-001 até a Alameda Flamboyants.

Se o interesse é ficar em um local mais isolado, a Praia Cacha Pregos é a ideal, com poucos quiosques em sua extensa faixa de areia, basta seguir pela BA-001 até o cruzamento da Estrada Cacha Pregos. Outra opção, apesar da dificuldade no acesso, é a Praia da Penha. Ela é bem tranquila, possui muitas pousadas e condomínios, e conta com uma bela enseada. Para chegar até lá de Bom Despacho, basta seguir a BA-001 em direção a Estrada da Gamboa. Divirta-se!

Passeio turístico pelos atrativos da ilha

Com suas casinhas coloridas e ruas de paralelepípedos, a Ilha de Itaparica faz parte da nossa história, quando em 1510 recebeu o navegador Diogo Álvaro Correia, o Caramuru, e a princesa Paraguaçu, filha do cacique. Hospedou ainda diversos imperadores que fizeram parte da história da ilha.

Começando o passeio pela praça do Campo Formoso, o visitante verá casinhas de cores vivas. Vá para a Praça dos Veranistas e passe pela rua do Grande Hotel e da Biblioteca, aprecie toda a paisagem. Não deixe de seguir para a famosa rua Boulevard, na Avenida Dom Gerônimo, com casarões do século 19. Ela é famosa por seu charme, tradição e bem de frente ao mar.

Depois, siga em direção a Fortaleza de São Lourenço, na Praça Getúlio Vargas, importante obra de proteção da ilha, o visitante conhecerá a história de vitória dos moradores locais. Ainda como importante ponto estratégico, a ilha abrigou um depósito de pólvoras, sendo necessário construir um casarão, conhecido como Solar do Rei, para hospedar importantes figuras do século.

Antes de parar para ver o pôr do Sol, o visitante pode conhecer o Mercado, com artesanato local, a Capelinha de Nossa Senhora da Piedade, dentre outros pontos turísticos.

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR