Reserve
História e Arquitetura História e Arquitetura

A reinvenção de um ícone no Centro Histórico de Salvador

A reinvenção de um ícone no Centro Histórico de Salvador / Bahia.
O Fera Palace Hotel resgata o glamour e o charme dos anos 1930 sob um olhar atual e contemporâneo.

Rua Chile

Rua Chile

Com apenas 400 metros a Rua Chile é a porta de entrada para o Centro Histórico de Salvador tendo em seu entorno alguns principais cartões postais da cidade: Praça Castro Alves, Elevador Lacerda, Igreja da Ajuda, Câmara Municipal e Conjunto Arquitetônico da Misericórdia. Construída em 1549 por Tomé de Souza, primeiro Governador Geral do Brasil como nome de Rua Direita dos Mercadores, a Rua Chile foi a principal rua de Salvador. A cidade possuía duas entradas: a Porta de Santa Luzia e Porta de Santa Catarina.

Dos anos 30 aos anos 60, a Rua Chile foi o centro sofisticado de compras e lazer de Salvador, com clientes vindos de toda a Bahia para se hospedarem e passearem pela rua. Nessa época brilharam as lojas Sloper e casa duas Américas, assim como Alfaiataria Londres e Loja de artigos masculinos Adamastor.

O Fera Palace Hotel

O Fera Palace Hotel

A Fera Investimentos traz de volta o icônico Palace Hotel, celebrado como o primeiro hotel de luxo da Bahia. Este edifício imponente e monumental, construído em estilo Art Déco, foi o epítome da Rua Chile durante décadas, desde sua inauguração em 1934. Neste período, tornou-se referência nas noites baianas, acumulou citações em obras literárias como as de Jorge Amado, e recebeu hóspedes célebres como Orson Welles, Pablo Neruda, Carmen Miranda, Grande Otelo e diversos Presidentes da República.

O Fera Palace Hotel herdou sua arquitetura triangular do famoso Flatiron Building, em Nova York. Localizado na parte mais alta da rua na inclinação que liga a Praça Castro Alves à Rua Chile, o Palace está sempre em destaque e evidência. Nesta revitalização, a fachada histórica será inteiramente restaurada e os elementos mais emblemáticos de seu interior serão evidenciados. Nosso trabalho irá conciliar a essência do lugar com os aspectos mais contemporâneos de sofisticação, design e hospitalidade, restaurando ao Palace a “arte em hospedar”.