Reserve
Um tour pelo Zoológico de Salvador
zoo

Um tour pelo Zoológico de Salvador

Inaugurado em 1958 por meio de decreto, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas ou Zoológico de Salvador recebe mais de 45 mil visitas mensais em sua área de aproximadamente 250.000m2, onde abriga mais de 1.600 animais.

Com quase 160 espécies de animais, divididos em aves, mamíferos e répteis, o Zoológico de Salvador tem como compromisso a preservação de mais de 30 espécies ameaçadas de extinção por meio de programas de educação ambiental e pesquisa científica. Conheça algumas atividades e não deixe de fazer um tour especial pelo parque!

Atividades do Zoológico de Salvador

O Zoológico de Salvador promove diversas atividades voltadas para a interação dos visitantes com os animais, buscando mostrar o seu comportamento. A primeira delas é o Zoo Noturno, onde é possível conhecer os hábitos dos animais com comportamento noturno, como por exemplo, gato-do-mato, a jaguatirica, o lobo-guará, e vários outros. Nessas visitas, algumas regras são importantes como por exemplo, não usar flashes de celulares e câmeras para não incomodar os animais. É necessário agendar um horário se quiser participar dessa aventura!

Outra atividade bem interessante é o Aprendendo no Zoo, onde o visitante tem a oportunidade de aprender sobre o meio ambiente em que vive, a respeitar e a se comportar durante a visita guiada no zoológico, e também sobre a alimentação e o comportamento de cada animal.

Para as escolas que desejam ensinar aos seus alunos sobre os animais abrigados no Zoológico de Salvador, existe a atividade Zoo vai à Escola, onde uma equipe especializada vai até a escola para levar conhecimento e proporcionar uma experiência com animais taxidermizados para palestra de Ensino Ambiental.

Para os passeios de finais de semana, há a atividade Zoo em Família, que visa a conscientização das famílias para o combate ao tráfico de animais e maus tratos, bem como a educação ambiental por meio de brincadeiras, palestras e histórias.

Já para o público especial, o Zoológico de Salvador possui o Zoo Especial, que é uma atividade especialmente criada para os portadores de necessidades especiais, onde uma equipe faz a programação voltada para a deficiência do visitante, que poderá tocar nos animais para sentir as diferenças e conhecer as várias espécies abrigadas no zoológico.

Programa de Pesquisa e Conservação

Em seu programa de Pesquisa e Conservação, o Zoológico de Salvador conseguiu registrar o nascimento de mais de 40% dos animais abrigados, contabilizando mais de 100 nascimentos, número considerado alto, mostrando assim que o programa tem atingido o seu objetivo.

Estrutura do Zoológico

O Zoológico de Salvador possui uma ótima estrutura com berçário, mirante, horto botânico, cantina, banheiros e outros espaços. Conta com uma biblioteca com mais de 1.500 títulos disponíveis para consulta, sendo possível ter acesso a diversos exemplares para pesquisas escolares e para ampliar o conhecimento na área ambiental. Possui também um museu, onde o visitante aprende por meio do contato direto com o objeto de estudo, permitindo assim um aprendizado lúdico e com o máximo de aproximação com a flora e a fauna.

Como chegar?

O Zoológico de Salvador está localizado no Alto de Ondina, em Ondina. Conta com diversas atividades e programas que irão contribuir para o conhecimento e a conscientização da preservação do meio ambiente.

Foto Créditos Zoo Zoológico de Salvador

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR