Reserve
Solar do Unhão e Museu de Arte Moderna da Bahia
solar-a

Solar do Unhão e Museu de Arte Moderna da Bahia

Construído no século XVII, o Solar do Unhão era um complexo de construções onde situava-se a casa-grande, a senzala, a capela, o cais e o armazém. Tinha como função principal, no andar térreo da casa-grande, o armazenamento da produção de açúcar do Recôncavo. No andar superior estava localizada a residência do desembargador Pedro de Unhão Castelo Branco.

Em 1943, todo o complexo do Solar do Unhão foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e em 1966, toda a construção foi doada para abrigar o atual Museu da Arte Moderna da Bahia – MAM.

Idealizado pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi, o Museu da Arte Moderna da Bahia tinha como objetivo ser um museu-escola, como principal incentivo à produção cultural da região. Quatro anos antes do convite à Lina Bo Bardi para assumir a diretoria do MAM, surgiu uma comissão que tinha o intuito de criar o museu, essa ideia surgiu do então diretor do Museu do Estado, José Valadares.

MAM conta com diversos espaços para exposição das obras. No andar térreo, os espaços estão para a exposição de artes temporárias, enquanto o andar superior ficam expostas as obras do acervo permanente do museu. A estrutura conta ainda com salas expositivas e de vídeos, uma biblioteca, e um teatro/auditório, todos localizados no Galpão Norte do complexo.

Localizados no Galpão Sul, estão os setores de Conservação e Restauração do museu, espaços responsáveis pela preservação das obras que são expostas no MAM. Ainda em sua estrutura, há o Parque das Esculturas, onde obras de artes estão expostas em uma galeria ao ar livre, inaugurado em 1998. Completam ainda a grande estrutura do Museu da Arte Moderna da Bahia, a Capela, que recebia obras para exposições temporárias e a Galeria Subsolo.

Oficinas e Programação

Com o objetivo de oferecer oficinas, palestras e outras representações culturais, o Museu da Arte Moderna da Bahia oferece uma programação bem diversificada para os diversos públicos.

O museu oferece várias oficinas para ampliar a percepção das crianças para a arte, dentre elas, a oficina de pintura é a mais procurada pelos pequenos. As oficinas ainda contemplam desenhos, colagens, bordados e modelagem com argilas. É importante verificar a agenda para saber os dias e horários que serão oferecidas as oficinas no museu.

Para se divertir em família, o MAM também oferece uma oficina intitulada Pinte no MAMem que crianças e adultos tem a oportunidade de pintar livremente ou sob orientação dos artistas a partir de temas que contemplam o acervo do museu ou das exposições em cartaz.

Para quem gosta de música, o MAM conta com uma programação semanal de apresentação no projeto JAM no MAM, com uma trilha sonora especial ao estilo jam sessions, onde após a apresentação principal, os músicos são convidados a subir ao palco e tocar junto com a banda, sem qualquer ensaio prévio.

Seja sozinho, em grupo ou em família, a visita ao Solar do Unhão e ao Museu da Arte Moderna da Bahia pode ser finalizada no Solar Café, que ao final do dia proporciona ao visitante uma vista espetacular do pôr do Sol com vista para a Baía de Todos-os-Santos. O Solar Café está localizado no espaço de lazer, onde está Parque das Esculturas.

Foto Créditos- By André Koehne, Wikimedia Commons

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR