Reserve
Salvador – Festas Culturais: Tradição, Gastronomia e Celebrações
hotel-em-salvador

Salvador – Festas Culturais: Tradição, Gastronomia e Celebrações

A cultura que nasceu em Salvador teve muita influência em outras regiões do Brasil. Ainda hoje, a Bahia e as festas culturais de todo esse estado, com ênfase em Salvador, são colocadas muitas vezes como a imagem de todo o nosso país para o exterior.

Por aqui existe uma dualidade e mistura religiosa, predominantemente católica e candomblecista. A cidade é conhecida nacionalmente e mundialmente pelo seu carnaval e demais festas culturais.

Para se ter uma noção de como tradição é algo presente na vida dos soteropolitanos, o estilo musical Axé, que nasceu na Bahia, faz menção a um termo oriundo de religiosidade. Sem falar que a dança, é um legado nos negros africanos.

Celebrações e Tradição – Festas Culturais

O carnaval brasileiro é considerado uma das maiores festas culturais de todo o mundo. O carnaval de Salvador é visto como a maior festa do planeta, dura uma semana inteira e atrai milhões de pessoas que festejam em um espaço de 25 quilômetros de avenidas, praças e ruas. Até mesmo o Pelourinho e Centro Histórico entram na onda.

A festa conta com muito axé, samba-reggae e pagode baiano. Há blocos para todos os gostos e há até opção para as crianças, mas vale ressaltar que esse período é mais procurado pelos adultos.

Além do carnaval, o Festival de Verão de Salvador é também muito procurado pelos turistas. São cinco dias de festa que ocorrem anualmente, a programação fica por conta não só dos cantores Brasileiros, nomes como Ben Harper e James Blunt já passaram por aqui.

Por ser uma cidade fortemente religiosa, as Festas Culturais de Salvador também englobam as procissões, como a saudação a Iemanjá e a famosa Terça das Benção.

Não há como falar de tradição baiana sem citar a capoeira, que mistura um estilo de dança e luta. A grande diferença da capoeira para as outras lutas, é que ela tem uma menção a arte, o seu ritmo nasce de instrumentos artesanais como o pandeiro, o atabaque e, é claro, o berimbau.

Gastronomia – Festas Culturais

A gastronomia de Salvador é conhecida pelo seu tempero, puxado para o picante, e por ter uma base em frutos do mar. Como quase tudo na cidade, a comida também foi muito influenciada pelos africanos e, igualmente, é apreciada em todo o território brasileiro e internacional.

Um ingrediente muito comum na culinária baiana é o azeite de dendê. Além desse item, o óleo de coco também é frequentemente usado, com eles é possível preparar pratos como mariscos, moquecas e ensopados.

Nos restaurantes que fazem parte do Mercado Modelo e no Pelourinho, é possível encontrar diversos restaurantes de pratos típicos, e na feira de Santa Bárbara, São Joaquim e São Miguel há bastante opção de ingredientes locais.

Entre os pratos mais conhecidos de Salvador, é possível incluir o acarajé, o vatapá, o bobó de camarão, o carurú, o abará e a moqueca baiana. E junto de toda essa comida, admiramos também as baianas, mulheres, que graças a sua simpatia e seu lindo vestido branco, viraram reais cartões postais da Bahia.

LEIAS OUTRAS DICAS DE SALVADOR