Reserve
Roteiro de 3 dias em Salvador
passeio

Roteiro de 3 dias em Salvador

Artesanato, centro histórico, farol, mar e museus são itens que não podem faltar no seu roteiro! Salvador é uma cidade encantadora, e para quem deseja desfrutar ao máximo da beleza e da cultura baiana em poucos dias, é possível visitar os principais pontos turísticos e conhecer um pouco da história da primeira capital do Brasil. Confira um roteiro de Salvador para curtir durante 3 dias.

1º Dia: Artesanato e Centro Histórico

No primeiro dia, o visitante pode começar o seu passeio pelo principal e maior mercado de artesanato do país, o Mercado Modelo, localizado na Praça Visconde de Cayru, 250, Bairro do Comércio. Há uma diversidade de objetos decorativos, confecção, instrumentos musicais, rendas e bordados. Além das lanchonetes localizadas nos seus dois andares, é no andar superior que estão os dois famosos restaurantes com uma bela vista para a Baía de Todos-os-Santos, à direita o Camafeu de Oxossi (lado direito) e à esquerda o Maria de São Pedro, ambos servem comidas típicas.

Saindo do Mercado Modelo, o visitante atravessa a Praça Visconde de Cayru e chega à entrada do Elevador Lacerda, que é o meio mais rápido de chegar à Cidade Alta. Com uma altura de 73,5 metros, a viagem tem duração de apenas 22 segundos. Ao sair do Elevador Lacerda, o visitante chega à Praça Tomé de Sousa, onde estão localizados a atual sede da Prefeitura de Salvador e Palácio Rio Branco, antiga sede do governo estadual.

Mais adiante, está localizado o Pelourinho, com a sua riqueza de cores, que estampam os antigos casarões, e onde acontecem rodas de capoeira, ensaios do Olodum, e outras apresentações culturais. Ao longo de suas ruas, estão antigas igrejas, que merecem ser visitadas. A Igreja e Convento São Francisco possui em seu pátio interno 37 painéis de azulejos portugueses, e no interior da igreja, obras barrocas talhadas em ouro. Outras igrejas em destaques são Igreja Basílica de Salvador, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Ordem 3º de São Francisco.

2º Dia: Praias e Farol

Começar o segundo dia conhecendo um pouco da história náutica com uma bela vista, é o que o visitante pode esperar do Farol da Barra, localizado na Rua do Gavaza, 24, Bairro da Barra. O histórico farol é conhecido por sua vista, que fica ainda mais bela ao pôr do Sol. É possível visitar o Museu Náutico da Bahia e conhecer as dependências do porto.

Ao lado está a Praia do Farol da Barra, que apesar de ser muito movimentada aos finais de semana, tem lindas piscinas naturais. Em seguida, pare no Morro de Cristo e aprecie a paisagem do parque com a estátua do Cristo Redentor, uma construção de 7 metros de altura e com vista panorâmica.

Outro ponto turístico, distante do Farol da Barra, mas que vale a pena curtir o final da tarde, é o Forte de Monte Serrat. Ele é frequentado por sua bela vista ao pôr do Sol, e por ser uma das belas construções militares da época. Está localizado na Ponta do Humaitá, ponto estratégico e com vista panorâmica da Ilha de Itaparica e da Baía de Todos-os-Santos.  

3º Dia: Museus, Arte e Cultura

Como é o terceiro e último dia, indicamos um roteiro mais leve é mais apropriado. Comece pelo Museu da Arte Sacra, localizado na Av. Sete de Setembro, 2340. Ele expõe uma bela coleção de arte sacra, prataria, móveis e pinturas. Fica a poucos minutos da Rua Chile, próximo ao Fera Palace Hotel. Prossiga para o Museu da Arte Moderna da Bahia, situado no Solar do Unhão, localizado na Avenida Contorno, s/n, com várias salas para exposição de obras de consagrados artistas brasileiros e estrangeiros. Além do Parque das Esculturas, uma galeria ao livre onde estão expostas várias esculturas.

Para os apreciadores de artes plásticas, o Palacete das Artes em Salvador é parada obrigatória. Além do belo casarão ao estilo colonial de 1912, há exposição de obras contemporâneas, bem como lindos jardins margeando o casarão. Localizado a Rua da Graça, 289.

Existem diversos pontos turísticos para conhecer em Salvador, mas quando o tempo é curto, o visitante pode priorizar alguns deles e fazer um roteiro tranquilo pela cidade, sem deixar de conhecer praias e locais importantes de Salvador.

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR