Reserve
Tour pelo Centro Histórico de Salvador
pelourinho

Tour pelo Centro Histórico de Salvador

As cores, os casarões coloniais e outros atrativos são o que tornam o Centro Histórico de Salvador uma parada obrigatória para quem visita à cidade. Está hospedado por aqui? Então conheça o que você encontrará ao caminhar pelas Vila.

Não há dúvidas de que os lugares mais visitados em Salvador são o Centro Histórico e o Pelourinho, também chamado de “Pelô”, ambos fazem parte da Cidade Alta e são cartões postais da Bahia que precisam ser visitados.

Vale ressaltar que o Pelourinho não é todo o Centro Histórico, ele apenas faz parte desse local. Sabendo disso, podemos começar o tour.

Conhecendo o Centro Histórico de Salvador

Para conhecer com mais detalhes os pontos turísticos, é melhor que você esteja andando. A dica é estacionar o seu carro nas proximidades do Mercado Modelo, que também merece ser visitado, viu? Depois de achar uma vaga, siga em direção ao Elevador Lacerda, que te levará até a Cidade Alta.

Esse Elevador é o maior elevador público de todo o mundo e sua subida custa apenas 15 centavos. Quando desembarcar verá um mar de ambulantes, de todos os tipos, essa pode ser uma boa hora para comprar lembrancinhas.

Não tenha pressa de admirar cada espaço, ao lado direito da parte superior do elevador você verá uma imagem maravilhosa do Mercado Modelo e do Elevador Lacerda, com um mar azul de fundo. Se prestar atenção verá também o Forte São Marcelo, uma construção do século 17, que reinaugurou a pouco tempo para visitação.

Depois dessa pausa, caminhe até as ladeiras do Centro Histórico para conhecer melhor cada atração. É recomendado que você já tenha um pré roteiro, mas senão pensou nisso é possível ir até o posto de informação turística e pegar um mapa, que contém até as lojas mais procuradas.

Vale ressaltar que o Palácio Rio Branco, que é visto como marco do Brasil como unidade política, a Igreja de São Francisco e a Igreja da Terceira Ordem de São Domingues Gusmão são parte do Centro Histórico de Salvador.

Pelourinho

Diferente do que muitos turistas imaginam o Pelô não é todo o Centro Histórico, ele é apenas um bairro pertencente a esse espaço. O nome da cidade é esse porque exatamente neste local existia uma coluna de castigo para os escravos do período Brasil Colônia, na época, essa coluna era conhecida como “Pelourinho”.

O Largo do Pelourinho e suas vilas abrigam centenas de casarões e algumas igrejas do século 17, hoje, esses locais funcionam como lojas e também museus.

Em 1996, após a passagem de Michael Jackson e sua equipe, o Pelourinho se tornou mundialmente procurado. Desde então o ambiente também é conhecido por ser fundo do clipe “They Don’t Care About Us”, até hoje há muitas apresentações e manifestações culturais por lá.

Além disso, o Pelourinho também é palco de muitos ensaios do Olodum. Sem falar que a noite não deixa a desejar com os seus incontáveis bares e restaurantes.

Viu só como com organização é possível conhecer o Centro Histórico de Salvador e o Pelourinho em uma tarde? E ainda curtir a noite? Esse é o tipo de passeio que vale muito a pena.

LEIAS OUTRAS DICAS DE SALVADOR