Reserve
Por Que Visitar Os Belíssimos Fortes De Salvador?
Forte_Santa_Maria_Salvador_Banco_Imagens_HotelB2C

Por Que Visitar Os Belíssimos Fortes De Salvador?

Quer ter uma visão deslumbrante da Baía de Todos-os-Santos? Que tal aproveitar para conhecer os belíssimos fortes de Salvador? Eles fazem parte da história da primeira capital do país e são fonte de atrações e história por todos os lados. Os apaixonados por monumentos históricos e aventura podem registrar cada paisagem ao visitar esses pontos turísticos e históricos de Salvador.

Os fortes de Salvador tiveram um importante papel na defesa da primeira capital do país. Batizada de São Salvador da Bahia de Todos-os-Santos, a data de sua fundação foi 29 de março de 1549, logo depois que o primeiro governador-geral, Tomé de Souza chegou ao Brasil. O desejo dos portugueses era provar a sua soberania sob as terras encontradas, por isso, foram utilizados para proteção da região, locais onde muitas decisões foram tomadas e guerras travadas. Para se ter uma ideia, a cidade já abrigou mais de 30 fortes.

Forte de Santo Antônio da Barra

Construído bem antes da cidade ser inaugurada, é no Forte de Santo Antônio que está localizado o Farol da Barra. A torre guia, construída no século XVII, servia como sinalização para os navegantes que chegavam à Baía. Atualmente, o farol é considerado um dos principais cartões postais de Salvador e é a sede do Museu Náutico da Bahia com um acervo rico de peças submarinas e náuticas, bem como miniaturas de embarcações e uma mostra sobre diversos aspectos culturais, geográficos e políticos de Salvador.

Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat

É uma das maravilhosas obras militares do período colonial. Ele foi construído em uma enseada de águas tranquilas, na ponta de Monte Serrat. Apesar de passar por reformas, devido às invasões históricas, ainda mantém a sua arquitetura original com seis torreões, pontos estratégicos para avistar os inimigos. No ano de 1925, a Marinha passou a ter o controle do forte, e desde 1993, o local se tornou a sede do Museu das Armas. É uma bela construção para se visitar no pôr do sol, pois tem uma belíssima vista da entrada da Baía de Todos-os-Santos. Tanto a capital, quanto a Ilha de Itaparica podem ser vistas do forte.

Forte de São Diogo

Construída no século XVI, na antiga estrutura do castelo do donatário da capitania, foi um importante ponto estratégico que bloqueava a chegada dos inimigos ao sul de Salvador. Está localizado à direita da Praia do Porto da Barra. Nele, encontra-se o Espaço Carybé de Artes, dedicado ao artista plástico Carybé – Hector Julio Páride Bernabó.

Forte de Santa Maria

O Forte de Santa Maria foi construído na antiga Vila Velha, no século XVI, sendo reconstruído posteriormente no século seguinte. Este forte resistiu às invasões holandesas e, atualmente, sua estrutura é composta por alvenaria de pedra e cal. Tem uma linda praça e um local ideal para apreciar o mar e ver o pôr do sol.

Forte de São Marcelo

O Forte de São Marcelo ou Forte do Mar, foi construído no século XVII, sobre um banco de arrecifes, inspirado no Castelo de Santo Ângelo, na Itália, e no Forte de São Lourenço do Bugio, em Portugal. Ele está posicionado no meio da Baía de Todos-os-Santos e é uma grande fortaleza admirada por todos que o avistam. Ele foi restaurado e reformado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2017.

LEIAS OUTRAS DICAS DE SALVADOR