Reserve
Pontos Turísticos da Cidade Baixa de Salvador
Pontos-Turísticos-da-Cidade-Baixa-de-Salvador

Pontos Turísticos da Cidade Baixa de Salvador

O visitante que deseja conhecer os pontos turísticos da Cidade Baixa em Salvador deve se preparar para uma viagem à história da primeira capital do Brasil. Com belas igrejas e casarões construídos no século XVI, passando por praças, fortes e o principal porto da cidade, o passeio de quem visita a capital baiana é com certeza uma experiência única. A Cidade Baixa conta com vários pontos de interesse, mas serão citadas alguns pontos turísticos para aqueles que desejam fazer um tour pelo local.

Comece pela Baía de Todos-os-Santos

Com uma extensão de mais de 1200 quilômetros, a Baía de Todos-os-Santos recebeu este nome em 1º de novembro de 1501, dia de todos os santos, quando a tripulação comandada por Gaspar Lemos chegou à costa brasileira para mapear as terras descobertas no ano anterior por Pedro Álvares Cabral. Nela ainda está localizado o Porto de Salvador, que foi considerado o maior porto do Atlântico Sul e exportador de várias matérias-primas, recebendo atualmente grandes navios de cruzeiros e navios de transporte de mercadorias.

Passe pelo Mercado Modelo

À margem da Baía de Todos-os-Santos, o Mercado Modelo foi abrigado no prédio da antiga alfândega usada pelos fiscais do Porto de Salvador, após sofrer dois incêndios no decorrer de sua história. Quem visita o Mercado Modelo encontra diversos artigos do artesanato baiano, que vão desde instrumentos musicais, confecção, utilidades doméstica e acessórios. É um ótimo local para aproveitar a culinária baiana.

Ponto de Acesso à Cidade Alta: Elevador Lacerda

Dentre os mais conhecidos pontos turísticos de Salvador, o Elevador Lacerda, construído em 1873 para ligar a Cidade Baixa à Cidade Alta, possui quatro elevadores distribuídos em duas torres com 63 metros de altura, e o tempo de percurso de cada viagem é de apenas 22 segundos. Mas, para seguir o roteiro, não suba ainda, continue visitando outros pontos na Cidade Baixa.

Conheça Igrejas de Destaque

Diversas igrejas foram construídas ao longo da história da colonização de Salvador. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Rua da Conceição da Praia, está mais perto do Elevador Lacerda. Ela teve a sua estrutura projetada em Lisboa, e cada pedra foi devidamente enumerada para facilitar a sua construção, concluída em 1849 toda em pedra de lioz.

Outras igrejas distantes do Mercado Modelo e que se destacam neste roteiro são:

  • Igreja e Mosteiro de Mont Serrat (Rua Monte Serrat): construída em 1580, tem em sua decoração azulejos portugueses e belos altares em dourados;
  • Igreja do Nosso Senhor do Bonfim (Largo do Bonfim): construída em 1740, foi responsável pela origem da famosa pulseira do Senhor do Bonfim e é palco de uma das mais tradicionais festas religiosas, a Lavagem do Bonfim, que acontece na segunda quinta-feira do mês de janeiro.

Os Famosos Fortes de Salvador

Vale a pena também conhecer alguns fortes que foram importantes para a história da cidade:

  • Forte de Santo Antônio da Barra (Largo do Farol da Barra): era usado para defesa do litoral contra ataque de inimigos da coroa portuguesa. Atualmente está aberto para visitação, e permite ao visitante um passeio no Farol da Barra, e visita ao Museu Náutico da Bahia está localizado também no forte;
  • Forte de Nossa Senhora de Mont Serrat (Ponta de Humaitá): atualmente é mantido pelo exército brasileiro e sua estrutura foi utilizada contra os invasores holandeses no século XVI.

Outros fortes igualmente importantes para a história da defesa do litoral foram: Forte de Santa Maria, Forte de São Diogo, Forte de São Pedro, Forte de Santo Antônio Além do Carmo e Forte de São Marcelo.

Histórias guardadas nos Museus Soteropolitanos

Os museus guardam em seu acervo diversas obras e objetos importantes para a história do país. O Museu de Arte Moderna, próximo ao Mercado Modelo, localizado na Avenida do Contorno, guarda obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e outros importantes nomes da arte.

Já alguns mais distantes do Mercado Modelo, ambos na na Avenida Sete de Setembro, estão o Museu Carlos Costa Pinto, onde o visitante irá encontrar peças e mobiliários utilizados pelas famílias entre os séculos XVI e XX. E o Museu Geológico da Bahia que possui em seu acervo exemplares de fósseis, pedras preciosas e minerais.

Algumas praias e suas belezas

As praias baianas são conhecidas por sua beleza. Elas são as preferidas pelos praticantes de esportes aquáticos, como por exemplo, iate, mergulho, vela e outros. Os visitantes podem conhecer a Praia da Boa Viagem, ao lado da Praia do Meio e a Ponta de Humaitá. Além dela, a Praia de Ribeira, que é um pouco mais distante da Boa Viagem, é o ponto de partida para quem deseja praticar o mergulho em busca de navios naufragados e à sua margem estão localizados diversos bares, que garantem a diversão noturna.

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR