Reserve
Pontos Turísticos da Cidade Alta de Salvador
Pontos-Turísticos-da-Cidade-Alta-de-Salvador

Pontos Turísticos da Cidade Alta de Salvador

Cores vibrantes e uma arquitetura barroca são o destaque para o centro histórico da Cidade Alta em Salvador. Mas para chegar até lá, o visitante pode ir pelo Elevador Lacerda, que é o principal meio de condução da Cidade Baixa até a Cidade Alta. Com suas ruas em pedras, antigos casarões e belas igrejas, o visitante tem a oportunidade de fazer uma viagem de volta ao tempo entre o passeio a uma igreja, museu ou até as praias de Salvador. Se você quer fazer um tour e conhecer os principais pontos turísticos da Cidade Alta de Salvador, segue um breve roteiro dos atrativos que poderá encontrar.

Siga para o Elevador Lacerda

O melhor ponto de acesso até a Cidade Alta é seguindo pelo famoso Elevador Lacerda, construído em 1873. Ele conta com 04 elevadores distribuídos em duas torres com 73 metros de altura e com uma rápida viagem de apenas 22 segundos.

Vá para a Praça Tomé de Sousa

Ao sair do Elevador Lacerda, o visitante chegará a Praça Tomé de Sousa, na Rua Chile, em homenagem ao primeiro governador geral Tomé de Sousa, e que atualmente encontram-se vários prédios públicos e está localizada uma estátua do governador. A praça ainda possui uma vista privilegiada da Baía de Todos-os-Santos, que fica ainda mais bela ao pôr do Sol. Mas não pare seu roteiro por enquanto, siga para curtir as belíssimas igrejas e pontos de interesse do Pelourinho.

No Pelourinho: Conheça Igrejas, Conventos e Pontos Culturais

Ponto de encontro de artistas locais, o Pelourinho é um bairro de referência da cultura africana no país. Em suas ruas acontecem shows, bandas improvisando, e também estão localizadas lojas, restaurante, praças, igrejas e museus, e possui ainda uma agitada vida noturna.

Uma das maravilhosas igrejas de Salvador, no Pelourinho, é a Igreja e Convento de São Francisco que surpreende o visitante logo na entrada, com belas obras talhadas em ouro e um teto cheio de detalhes que contam as passagens bíblicas de Jesus Cristo e da Virgem Maria. Conheça também a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, toda construída em azulejos especialmente trazidos de Portugal, que ficou conhecida tanto pela sua beleza quanto por ordenar padres negros. Visite também outras igrejas como: a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos e a Igreja de São Pedro dos Clérigos.

Dentre os destaques culturais do Pelourinho, vale a pena conhecer o Museu Tempostal, na Rua Gregório de Matos, onde estão guardados antigos cartões postais de todo o mundo. E o Museu da Misericórdia, na Rua da Misericórdia, com obras sacras, pinturas e esculturas dos séculos XVII e XVIII.

Termine o dia visitando algumas praias

As praias são distantes do centro histórico de Salvador, por isso, é importante que o visitante se programe para curtir o fim da tarde no local. Você poderá escolher para qual dessas praias deseja ir, mas todas te esperam com uma paisagem lindíssima. As praias da Cidade Alta são procuradas principalmente pelas suas piscinas naturais e para a prática de esportes. São elas:

  • Praia do Porto da Barra: o visitante poderá desfrutar das águas mornas e tranquilas da praia, que conta ainda com uma pequena faixa de areia, mas que é compensada pela bela paisagem;
  • Praia da Barra: é ideal para esportes que precisam de ondas mais altas;
  • Praia de Itapuã: inspiração para Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi, oferece uma boa estrutura de barracas de comidas típicas e piscinas baixas quando a maré baixa.
  • Praia de Pituba: localizada em um bairro referência em hotéis, pousadas, boates e bons restaurantes, a orla é ótima para um passeio a pé e diversão garantida para quem curte uma agitação.

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR