Reserve
PASSEIOS: Principais Monumentos que fazem parte da história de Salvador
Salvador---Banco-de-Imagem-HotelB2C---09mar18

PASSEIOS: Principais Monumentos que fazem parte da história de Salvador

O que Salvador tem de melhor? Muitas praias, pontos turísticos, históricos e diversos locais para passeios. Mas simplesmente caminhar pelas ruas de Salvador, já é uma das principais atividades que um visitante pode fazer ao estar na cidade. Para os apaixonados pela história do Brasil e da primeira cidade do país, conhecer pontos históricos e os monumentos históricos de Salvador é algo imperdível na capital baiana. Assim, que tal fazer um passeio por Salvador e visitar os principais monumentos que fazem parte da sua história?

Monumento Mário Cravo

Localização: Bairro do Comércio

Se você está perto do Elevador Lacerda ou próximo ao Bairro do Comércio, visite o Monumento Mário Cravo. Essa obra foi criada para homenagear Mário Cravo Júnior, um artista plástico modernista que nasceu na capital baiana em 13 de abril de 1923. A cidade de Salvador é marcada por suas obras magníficas.

Monumento da Cruz Caída

Localização: Centro Histórico de Salvador – Praça da Sé

Posicionada na Praça da Sé, em seu Centro Histórico, o Monumento da Cruz Caída foi feito de aço inox e possui 12 metros de altura. A obra foi criada pelo artista Mário Cravo para homenagear os 450 anos de fundação da cidade. Ela foi inaugurada em 1999.

Estátua de Maria Quitéria

Localização: Bairro da Liberdade – Praça da Soledade

Maria Quitéria de Jesus foi uma heroína da Guerra da Independência. A militar foi a primeira mulher que entrou em combate pelo Brasil, em 1823. Ela nasceu em 1792, no Arraial de São José das Itapororocas (atual Feira de Santana) e faleceu em 1853. Na Praça da Soledade foi feita uma estátua de bronze em sua homenagem.

Estátua de J.J.Seabra

Localização: Bairro do Comércio – Praça da Inglaterra

A Estátua de J. J. Seabra é de bronze e foi esculpida por Antônio Caringi, um gaúcho que dedicou a obra para homenagear o governador José Joaquim Seabra (1855-1942).

Monumento Clériston Andrade

Localização: Avenida Garibaldi

O Monumento Clériston Andrade é mais uma obra de Mário Cravo. Sua estrutura é composta por alumínio, concreto, fibra de vidro, chapas de cobre e mármore. Possui 14 metros de altura e foi inaugurado em 1983. Clériston Andrade foi prefeito na cidade. Ele morreu em um acidente de helicóptero durante campanha ao governo do estado.

Busto Dorival Caymmi

Localização: Bairro de Itapuã – Praça Dorival Caymmi

Dorival Caymmi foi um cantor baiano que mostrou para o mundo as belezas e tradições da Bahia. O Busto de Dorival Caymmi foi criado com bronze fundido pela artista plástica Márcia Magno e inaugurado na praça em 2008, em comemoração aos 459 anos de fundação de Salvador.

Busto General Labatut

Localização: Largo da Lapinha – Praça da Araponga

Para homenagear um dos heróis da Guerra da Independência, o general Pedro Labatut, o busto foi criado pelo artista plástico Pasquale de Chirico, em 1923. Labatut nasceu em 1775, na cidade de Cannes, localizada na França. Ele serviu ao exército de Napoleão Bonaparte. Combateu na Guerra de Independência dos Estados Unidos da América; e quando veio para o Brasil, o Príncipe Regente, o convocou para assumir o posto de brigadeiro do exército nacional, em 1822. Ele comandou as tropas do exército pacificador durante a Guerra de Independência do Brasil.

Monumento ao 02 de Julho

Localização: Largo do Campo Grande

O Monumento ao 02 de Julho foi inaugurado em 1895 e criado para homenagear a Independência do Brasil, na Bahia – momento em que as tropas brasileiras entraram em guerra contra os portugueses. Ele tem um pedestal e escadarias criadas com mármore de Carrara. Sob o pedestal está uma coluna de bronze com 25 metros e 86 centímetros.

 

LEIAS OUTRAS DICAS DE SALVADOR