Reserve
PASSEIO PELO PARQUE DAS DUNAS DE SALVADOR
Lagoa_do_Flamengo_e_Parque_das_Dunas

PASSEIO PELO PARQUE DAS DUNAS DE SALVADOR

O Parque das Dunas de Salvador é um patrimônio para os baianos e considerado um dos maiores parques urbanos do Brasil. Ele está na Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas e Dunas do Abaeté, possui 680 hectares e nele é possível entrar em contato com a flora e a fauna característica do ecossistema de restinga. O parque recebeu o Título de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), pela UNESCO, em 28 de novembro de 2013 e também, em 2016, solicitou à Câmara Municipal de Salvador, o seu tombamento. No parque existem várias atividades que o visitante pode praticar, dentre elas estão: as trilhas interpretativas, realizadas com o auxílio de guias capacitados e, também, cursos na área ambiental.

Como Chegar?

O parque fica ao norte da cidade de Salvador e está localizado na Avenida José Augusto Tourinho Dantas, entre os bairros de Praia do Flamengo e Stella Maris. Ele faz fronteira também com o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.

História do Parque das Dunas

Esse ecossistema foi formado há milhões de anos com o recuo do mar. O Parque das Dunas é um ecossistema importante para a cidade, pois ele é capaz de, principalmente, filtrar a salinidade do mar, reduzindo o impacto na população. Além disso, a sua criação foi essencial para a preservação de espécies e para o surgimento de projetos e atividades que promovem a educação ambiental.

O parque foi idealizado em 1994, por Jorge Santana, um dos proprietários que criou o Parque Municipal das Dunas. Ele realizou uma parceria com professores da área. Vários esforços para sua preservação foram surgindo. O Governo da Bahia, por exemplo, implantou um projeto para garantir a preservação deste ecossistema e, através do decreto estadual nº 2540 de 18 de outubro de 1993, o local se tornou Área de Proteção Ambiental – APA das Lagoas e Dunas do Abaeté, que instituiu algumas normas de proteção para o local. Mas apenas em 2008, foi considerado área de interesse público e se tornou oficialmente o Parque das Dunas, através do decreto municipal nº 19.093/08.

A Unidunas é uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) que realiza a administração do parque. O parque recebe visitas de estudantes, instituições governamentais e não governamentais, bem como de pessoas que tem interesse em conhecer mais dos projetos ou explorar a sua fauna e flora.

Atrativos do Parque das Dunas

O Parque das Dunas de Salvador possui uma infraestrutura adequada para atender seus visitantes, conta com Auditório Ambiental, o Mirante (Sala Verde), salas para palestras e cursos, minhocário, alojamento para pesquisadores, centro cultural, eco-salas, meliponário e muito mais. Saiba o que você pode fazer ao visitar o Parque das Dunas:

  • Trilhas interpretativas (adultos, adolescentes e crianças podem percorrer as trilhas com o auxílio de guias capacitados que no caminho vão explicando sobre os detalhes da geologia, fauna e flora locais);
  • Visita a lagoas perenes e vários intermitentes;
  • Contato com o ecossistema de dunas, restinga e lagoas;
  • Orquidário natural;
  • Observatório de Pássaros (é possível observar garças, corujas, beija-flores e outras espécies).

 

LEIAS OUTRAS DICAS DE SALVADOR