Reserve
O PELOURINHO DE SALVADOR TEM HISTÓRIA: PONTOS TURÍSTICOS PARA VISITAR
Imagem-O-Pelourinho-de-Salvador-tem-História-Post-30mar18

O PELOURINHO DE SALVADOR TEM HISTÓRIA: PONTOS TURÍSTICOS PARA VISITAR

 

Você sabia que o “Pelô”, como é chamado carinhosamente, ou Pelourinho, em Salvador, é um bairro? Ele faz parte do Centro Histórico de Salvador e é um dos roteiros que merecem uma visita. O local é rico e alegre, cercado por casas coloridas, além de monumentos, museus conventos e igrejas. A cada passo que você dá, porque não é permitido entrar de carro, é possível conhecer a história de Salvador. Planeje-se a viagem, veja quais pontos turísticos deseja visitar, calce seu tênis, aproveite a caminhada e fique atento a seus pertences.

História do Pelourinho

O bairro recebeu este nome porque, durante o período colonial, os escravos eram castigados publicamente no local. Ele assim como o Centro Histórico de Salvador, faz parte de uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O bairro ganhou fama internacional, e já apareceu em gravações do cantor Paul Simon com a banda Olodum e no clipe de Michael Jackson, “They Don´t About Us”, na década de 90. O local é composto por lindos casarões coloridos, lojas, restaurantes e igrejas.

Igreja e Convento de São Francisco

A Igreja e Convento de São Francisco são construções históricas de Salvador. Elas foram construídas entre os séculos XVII e XVIII, uma grande representação do barroco no Brasil. No interior da igreja, o brilho deixa a quem visitar encantado com sua suntuosidade, além disso, é possível ver as pinturas no teto que retratam a vida de Cristo e a Virgem Maria. Vale a pena visitar e conhecer a arquitetura surpreendente da Igreja. No convento existem refeitórios, salas, celas que refletem a simplicidade dos frades – que fizeram um voto de pobreza – em contraste a riqueza da igreja.

Praça da Sé

A Praça da Sé surgiu em 1930, e está no Centro Histórico de Salvador, no final da Rua Chile, nas proximidades encontra-se também a Praça de Tomé de Sousa e o Terreiro de Jesus. O local é um ótimo ponto para fotografar e conhecer o Monumento da Cruz Caída e o Paço Arquiepiscopal.

Praça Tomé de Sousa

A Praça Tomé de Sousa ou Praça Municipal possui a estátua do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. Dentre as principais atrações, existem os prédios públicos, tais como o Palácio Tomé de Sousa, o Palácio Rio Branco e a Câmara de Vereadores de Salvador. Ao fundo dela, está o Elevador Lacerda. Nesta praça o visitante tem uma vista belíssima da cidade de Salvador.

Terreiro de Jesus

O Terreiro de Jesus, cujo nome oficial é Praça 15 de Novembro, é uma praça onde existem vários prédios históricos, tais como a Catedral Basílica, a primeira Faculdade de Medicina do Brasil, as igrejas de São Domingos e São Pedro dos Clérigos. O terreiro faz limite com a Praça da Sé.

O que posso ver no Pelourinho?

Se você tiver mais tempo e quiser conferir outros pontos turísticos que estão nas proximidades ou no próprio bairro do Pelourinho, poderá procurar os seguintes pontos:

  • Mercado Modelo;
  • Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia;
  • Elevador Lacerda;
  • Palácio do Rio Branco;
  • Museu da Misericórdia;
  • Monumento da Cruz Caída;
  • Memorial das Baianas;
  • Igreja de São Domingos;
  • Igreja Ordem Terceira de São Francisco e Convento;
  • Museu Nacional de Enfermagem;
  • Centro Cultural Solar Ferrão;
  • Fundação Casa Jorge Amado, etc.

 

 

LEIAS OUTRAS DICAS DE SALVADOR