Reserve
Música e ritmos marcantes da Bahia
pelourinho

Música e ritmos marcantes da Bahia

De dia ou de noite, em datas comemorativas ou fora delas, a música baiana é contagiante. Ela faz parte da vida dos baianos e é quase impossível pensar numa Bahia sem música! É desse estado que grandes personalidades surgem, trazendo reconhecimento ao país e levando a identidade cultural dos baianos para o mundo: Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Washington Bell, Carlinhos Brown, Gal Costa são alguns nomes populares.

A música baiana teve influência dos africanos que contribuíram para a formação da música como é conhecida atualmente. É possível citar vários ritmos importantes criados ou que estão presentes em Salvador: o samba de roda, samba-reggae, o rock baiano, o forró baiano, o axé music, o pagode, o arrocha, dentre outros. Todos eles expressam a baianidade na música popular. Conheça um pouco mais sobre a música baiana e os principais shows que acontecem durante o ano!

Principais Ritmos da Música Baiana

O axé music é um gênero musical baiano que é marca registrada do estado com várias influências e adaptações. Nele ocorre a mistura dos tambores provenientes das religiões de origem africana com a mistura do som da guitarra baiana, do frevo e do rock. Muitas músicas, a exemplo, Protesto do Olodum, de Tatau e Paulo Moçambique, citam fatos históricos que fazem parte da história não só do povo baiano, mas do mundo.

O samba baiano, mais próximo ao samba de roda, surgiu em 1860 no interior do estado da Bahia. Ele se diferencia do samba carioca pela utilização de instrumentos próprios das religiões de matriz africana e também por não ser utilizado a cuíca. Alguns representantes do samba baiano são Oscar da Penha (Batatinha) e Dorival Caymmi.

Já no pagode baiano, instrumentos eletrônicos, batidas de funk e outros ritmos são incluídos nas composições. Um representante famoso do ritmo é o grupo É o Tchan que atingiu seu auge no fim dos anos 90. Outro ritmo musical popular na Bahia é o arrocha com músicas no estilo “sofrência”, com influência do forró e das músicas de serestas.

História e Espaço Cultural em Salvador

Casa do Carnaval

Ao passar pelo Centro Histórico de Salvador, vai encontrar um museu criado especificamente para contar a história do carnaval baiano. O espaço possui uma linha do tempo que conta as transformações do Axé e a mistura dos ritmos, obras, instrumentos musicais, fantasias e filmes. A Casa do Carnaval está localizada ao lado da Catedral Basílica de São Salvador, entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé.

Museu Du Ritmo

Localizado no antigo Mercado do Ouro, no bairro do Comércio, o visitante encontrará o Museu Du Ritmo, um espaço cultural idealizado por Carlinhos Brown, inaugurado em 2007. O local recebe eventos diversos, ensaios de artistas locais e é ótimo para quem curte axé e pagode baiano.

Principais Shows em Salvador

Com tanta música, não faltam opções de shows para curtir os ritmos. Podemos citar: o Carnaval de Salvador (47 dias antes do domingo de Páscoa), o Salvador Fest (setembro), Micareta Salvador e Villa Mix Festival Salvador (outubro) e Festival Virada Salvador (dezembro).

Saiba que ao longo do ano, o Pelourinho tem uma programação musical vasta para aqueles que desejam ouvir diferentes ritmos e dançar durante a sua estadia na cidade.

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR