Reserve
HISTÓRIA E ARQUITETURA: UM PRESENTE DO FERA PALACE HOTEL PARA SALVADOR
Molde-Blog

HISTÓRIA E ARQUITETURA: UM PRESENTE DO FERA PALACE HOTEL PARA SALVADOR

 

A história do ícone da capital baiana, o Palace Hotel, nos convida a voltar na década de 30 e entender porque a região da Rua Chile, chamada na época de rua dos mercadores, era e até hoje é uma das mais importantes de Salvador. Para os soteropolitanos, a Rua Chile tem tradição e grandes acontecimentos.

História do Antigo Palace Hotel

O Palace Hotel foi considerado um dos cartões postais de Salvador. Localizado na Rua Chile, foi inaugurado em 1934, no estilo Art Déco. Até a década de 70, o hotel era um luxo para os soteropolitanos. Devido a sua popularidade e sendo um dos hotéis luxuosos da época, recebeu presidentes, artistas e outras personalidades, dentre elas estão o cineasta Orson Welles, o poeta Pablo Neruda e a cantora Carmem Miranda. O hotel era tão famoso que chegou a ser citado nos livros de Jorge Amado. O local ficou desativado por mais de uma década.

Rua Chile

Para conhecer o Centro Histórico de Salvador, basta estar nesta rua para ter acesso a diversos pontos turísticos, históricos e monumentos de Salvador. A partir da Rua Chile é possível conhecer alguns pontos turísticos de Salvador tais como a Praça Castro Alves, a Igreja da Ajuda, o Elevador Lacerda, a Câmara Municipal, Conjunto Arquitetônico da Casa da Misericórdia, dentre outros.

Por ser a primeira rua do país, entre as décadas de 30 e 60, o local era um sinônimo de riqueza, as pessoas passavam para fazer compras de tecidos e artigos e sempre estavam bem vestidas. A Rua Chile era importante para viajantes e pessoas que vinham passar um período em Salvador.

Fera Palace Hotel: Novidades na Arquitetura

O famoso Palace Hotel, que estava escondido, renasceu com um novo conceito. Foi escolhido o nome Fera Palace Hotel para combinar com seu ar contemporâneo. Importante destacar que, a arquitetura do prédio, foi inspirada no Flatiron Building, famoso edifício de Nova York, inaugurado em 1902. E, para realizar uma repaginação do Palace Hotel, foi necessário muito conhecimento e paixão. O projeto de revitalização e restauração foi assinado pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl, especialista em revitalização de prédios históricos, assim como o Palace. Ele buscou recuperar o estilo do antigo hotel, ressaltar os principais elementos, deixá-lo com um visual confortável e contemporâneo.

A fachada histórica foi revitalizada e os elementos do antigo Palace Hotel ganharam evidência. O piso dos apartamentos e corredores foram mantidos de acordo com o piso original. Outro destaque estão nas áreas onde o piso é de pastilhas de Jatobá, nas áreas do Lobby Bar e no Restaurante Adamastor. Cada detalhe foi pensado para que o hotel voltasse a ser um dos melhores pontos da cidade a ser visitado pelos soteropolitanos, por pessoas de todo Brasil e do mundo.

Se você deseja conhecer esse histórico edifício e ter uma vista inesquecível da Baía de Todos-os-Santos, basta fazer uma reserva. Venha conhecer o hotel que tem conquistado todos aqueles que desejam passar bons momentos na capital baiana.

 

LEIAS OUTRAS DICAS DE SALVADOR