Reserve
FESTAS POPULARES DE SALVADOR QUE ACONTECEM TODOS OS ANOS
Festas_Populares_Salvador_Acontecem-_Todos_Anos_banco_imagem_HotelB2C

FESTAS POPULARES DE SALVADOR QUE ACONTECEM TODOS OS ANOS

 

Salvador é marcada por seus festejos ao longo do ano. Assim, existem festas populares que acontecem de Janeiro a Dezembro na capital baiana e, para quem deseja conhecê-las ou até mesmo visitar a cidade em outras datas do calendário, é importante acompanhar as novidades previstas para as festas populares e os locais onde são realizadas.

Procissão do Nosso Senhor dos Navegantes e Festa da Boa Viagem

31 de dezembro a 01 janeiro

A Procissão do Nosso Senhor dos Navegantes é uma das celebrações esperadas pelos devotos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Às vésperas do evento, existe uma certa preparação para a chegada dos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro. Nestas datas acontecem as procissões marítimas, a primeira, no percurso do Largo da Boa Viagem até a Basílica da Conceição da Praia; e no dia 01, ponto principal do festejo, embarcações seguem a Galeota Gratidão do Povo que leva a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pela Baía de Todos-os-Santos. É realizado também o tríduo, a missa solene e a festa do largo.

Festa de Reis

6 de janeiro

A Festa de Reis acontece no dia 6 de janeiro e foi trazida pelos colonizadores ao Brasil. Vários festejos eram realizados e também troca de presentes. Algumas tradições foram mantidas, como por exemplo, os grupos de foliões que fazem visitas à seus entes queridos cantando e dançando no mês de dezembro até as vésperas da comemoração, pedindo doações de alimento ou dinheiro.

Lavagem do Bonfim

Segunda quinta-feira de janeiro

A Lavagem do Bonfim é umas das comemorações mais tradicionais da Bahia e acontece na segunda quinta-feira do ano. As pessoas se reúnem com roupas brancas na Igreja da Conceição da Praia e, a partir daí, realizam uma caminhada de 8 quilômetros até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. As baianas vestem suas saias e demais acessórios, segurando vasos com água de cheiro. No sincretismo com o Candomblé, o Senhor do Bonfim é representado por Oxalá.

Festa da Ribeira

15 de janeiro

A Festa da Ribeira, popularmente chamada de “Segunda-feira Gorda”, acontece depois da Lavagem do Bonfim, sendo uma das festas populares que de acordo com historiadores, foi trazida por romeiros que também participavam da Lavagem do Bonfim e percorriam os bairros para trazer esta festa profana. Há muita música, comidas e grupos de samba de roda.

Festa de São Lázaro

Último domingo de Janeiro

A festa de São Lázaro é celebrada por muitos baianos e turistas que se preparam para homenagear o santo. Ela é uma comemoração católica onde acontece uma missa, o tríduo e procissão. Ela ocorre no último domingo do mês de janeiro.

Lavagem de Itapuã

Quinta-feira que antecede o carnaval

A Lavagem de Itapuã ocorre na quinta-feira antes do Carnaval de Salvador. As baianas com trajes típicos realizam a lavagem com água de cheiro e flores na escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.

Festa de Iemanjá

02 de fevereiro

A festa popular é comemorada no Rio Vermelho, no dia 2 de fevereiro para homenagear Iemanjá, a rainha do mar. Na madrugada e ao longo do dia, baianos e turistas fazem oferendas e pedidos em balaios na Casa do Peso, no Bairro Rio Vermelho. No fim da tarde, embarcações levam para o mar os balaios com presentes dos devotos.

Dia Nacional das Baianas de Acarajé

25 de Novembro

O dia 25 de novembro é o dia das baianas de acarajé, cuja profissão foi oficializada pela lei municipal de Salvador nº 12175/1998. A data homenageia essas mulheres em sua dedicação e venda do prato típico famoso. Ela marca também o início das festas populares que acontecem em Salvador. Geralmente, é comemorada no centro histórico de Salvador.

Festa de Santa Bárbara

04 de dezembro

Santa Bárbara é a protetora do povo contra grandes tempestades, raios e trovões. Ela é conhecida no candomblé como Iansã. A comemoração desta festa popular para a santa ocorre no dia 04 de dezembro e o caruru é um dos principais pratos típicos servidos na data.

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

08 Dezembro

Festa realizada em homenagem à Nossa Senhora da Conceição da Praia. Na celebração acontece a missa campal, procissão e uma tradicional festa nas proximidades do Mercado Modelo.

Festa de Santa Luzia

13 de dezembro

Festa dedicada à Santa Luzia, protetora dos olhos e padroeira dos oftalmologistas. A celebração é realizada na Paróquia Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia. É realizada no dia 13 de dezembro.

 

LEIAS OUTRAS DICAS DE SALVADOR