Reserve
Eventos,Turismo e Esportes Náuticos Soteropolitanos
esporte

Eventos,Turismo e Esportes Náuticos Soteropolitanos

Com 1.233 quilômetros de extensão, a Baía de Todos-os-Santos é referência para a prática de esportes aquáticos. Desde um simples mergulho para contemplar os belos corais a regatas internacionais, que atraem diversos atletas praticantes de diversas modalidades aquáticas, o litoral baiano é ponto de encontro durante todo o ano com seu clima tropical.

A realização de eventos nacionais e internacionais nas belas águas baianas é também uma das principais rendas para a economia local, pois permite à rede hoteleira uma taxa de ocupação razoável e a movimentação de outros setores da economia local como restaurantes, prestadores de serviços náuticos, lojas e o comércio em geral.

Uma aventura submersa

Praticar mergulho na Baía de Todos-os-Santos é uma ótima opção para encontrar tesouros no fundo do mar e também aproveitar para ver as belezas naturais. Você sabia que ela acumula vários destroços de navios? Um exemplo de um dos maiores cargueiros no fundo de suas águas é o grego Cavo Artemi que afundou em 1980. Ele se transformou num grande recife e está na entrada da Baía.

Regata internacional: Transat Jacques Vabre

Ponto de chegada da Regata Transat Jacques Vabre, que ocorre a cada dois anos, a capital baiana recebeu os mais de 30 barcos que partiram de Le Havre, na França, entre os anos de 2001 a 2007, e também em outubro de 2017. Essa regata acontece desde o ano de 1993 e é a única a cruzar os hemisférios Norte e Sul. Esse fato reforça a ideia de que a Baía de Todos-os-Santos é referência no que se diz a respeito a turismo e esportes náuticos internacionais, e que está no mapa dos principais eventos que ocorrem ao longo do ano.

O maior festival de esportes aquáticos: Aloha Spirit

Salvador já sediou eventos como o Aloha Spirit, o maior festival de esportes aquáticos do país e da América Latina, com etapas realizadas em diferentes capitais do país. Sua primeira edição aconteceu em 2009, em Ilhabela, no litoral de São Paulo. O evento conta com provas de canoa havaiana, stand up paddle, natação, paddleboard, surfski e triathlon waterman. No ano de 2018, em setembro, foi realizado na Praia do Porto da Barra, que possui também ótimos pontos para surf, windsurf, vela e mergulho. Outras praias perfeitas para esportes são a Praia de Stella Maris e a Prainha de Itacaré.

Yacht Clube da Bahia

O Yacht Clube da Bahia, na Barra, é um dos principais clubes de Salvador dedicado à organização de eventos náuticos na capital, tais como regatas, natação, stand up paddle, canoagem e pesca oceânica (esporte com mais de 50 anos de tradição, sendo a única instituição autorizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura pela organização dos campeonatos na Bahia).

Turismo Náutico pela Baía de Todos-os-Santos

Aos que desejam explorar melhor os passeios pelos diversos pontos da Baía de Todos-os-Santos,  barcos saem diariamente do Terminal Turístico Náutico da Bahia, no bairro do Comércio. O visitante pode adquirir o seu bilhete para os passeios de escuna que podem levar o dia inteiro passando por ilhas e outros pontos turísticos de Salvador.

Seja a passeio ou para prática esportiva, as praias de Salvador são um convite para quem deseja desfrutar de esportes radicais ou simplesmente contemplar as belas paisagens da Baía de Todos-os-Santos, a maior do país, e a segunda maior do mundo.

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR