Reserve
Entenda Salvador: Guia Turístico dos Principais Bairros, Avenidas e Ruas
pelourinho

Entenda Salvador: Guia Turístico dos Principais Bairros, Avenidas e Ruas

Quer explorar Salvador e os lugares impressionantes dessa cidade rica e cultural? Então, entenda um pouco da capital baiana, suas avenidas, bairros e ruas e conheça seus principais pontos turísticos. Cada bairro, guarda um ponto de interesse de Salvador e esse guia turístico será capaz de mostrar quais são uma recomendação para quem visita a capital. Se deseja história, basta passear pelo Pelourinho e o Centro de Salvador. Mas se a ideia é ter opções mais econômicas, a Barra é o ideal. Se quer fazer compras, ir a festas e ter uma vida noturna agitada, nada melhor do que os bairros de Pituba e Rio Vermelho. Confira o guia turístico dos principais bairros, avenidas e ruas de Salvador!

Principais Bairros, Avenidas e Ruas

Em cada cantinho de Salvador, os visitantes podem explorar e retornar ao passado. Muitos logradouros da cidade tem nomes dedicados a personalidades e, até mesmo, nomes bem peculiares. As principais avenidas de Salvador são representadas pela Avenida Luís Viana (Paralela), Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), Avenida Antônio Carlos Magalhães, Avenida Juracy Magalhães, Avenida Silveira Martins e Avenida Oscar Pontes.

Rua Chile

Localizada no Centro, é uma famosa rua de Salvador e a primeira rua do país. Recebeu este nome após a visita da esquadra chilena em 1902. No início, já foi o símbolo da riqueza baiana que recebia comerciantes e artistas que se hospedavam no Palace Hotel. Agora, é o principal ponto de acesso ao Centro Histórico de Salvador e é onde está localizado o luxuoso Fera Palace Hotel.

Comércio

O Comércio é um bairro de Salvador, localizado na Cidade Baixa. Dentre as atrações do local estão o porto de Salvador, o Forte de São Marcelo, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda, o Monumento à Cidade de Salvador, dentre outros.

Pelourinho

Pelourinho ou Pelô é um bairro de Salvador que está localizado no Centro Histórico da cidade. Vai do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho. É ideal para quem procura conhecer as principais atrações históricas de Salvador.

Barra

Bairro ao sul de Salvador que conta com uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos e do Oceano Atlântico. Guarda uma acervo histórico riquíssimo, onde estão localizados o Farol da Barra, os Fortes de Santa Maria e São Diogo. Para compras, basta visitar o Shopping Barra. As principais praias da Barra são Porto da Barra e o Farol da Barra. O acesso ao bairro pode ser realizados pela Avenida Oceânica (sul) e Avenida Sete de Setembro.

  • Avenida Sete de Setembro: conhecida carinhosamente como “Avenida Sete”, tem início no largo do Farol da Barra e segue até a praça Castro Alves.
  • Avenida Oceânica: vai da Barra até Ondina e percorre o litoral. É uma das avenidas movimentadas durante o carnaval.

Caminho das Árvores

Quer fazer compras em Salvador? Então, no Caminho das Árvores, um bairro nobre de Salvador, os visitantes encontrarão shoppings (da Bahia e Salvador Shopping), além do Museu Rui Barbosa. O acesso é feito principalmente por metrô ou pela Avenida Tancredo Neves.

Pituba

Bairro nobre ao sul de Salvador formado por edifícios empresariais e residenciais. Dentre as principais atrações está o Parque da Cidade de Salvador e o Jardim dos Namorados. O acesso pode ser feito pela Avenida Antônio Carlos Magalhães.

Rio Vermelho

No famoso bairro do Rio Vermelho, na parte sul da orla marítima de Salvador, estão localizados luxuosos hotéis e pousadas. O bairro à noite é bem agitado. Está entre os bairros de Ondina e Amaralina. É nele que acontece a Festa de Iemanjá. Na rua Alagoinhas, os visitantes encontrarão a Casa de Jorge Amado ou Casa do Rio Vermelho e o Antigo Mercado do Peixe (Praça Caramuru).

Bairros e Ruas com Nomes Curiosos

Alguns nomes curiosos foram dados às ruas de Salvador e também aos bairros. Eles foram nomeados com base nos costumes, na história e religião. Por vezes, são nomes capazes de causar constrangimento a quem mora nesses locais atualmente. Alguns exemplos: Rua das Virgens, Rua do Mingau, Rua do Tira Chapéu, Rua da Misericórdia, Rua da Forca e Pelourinho (bairro).

Como é o transporte em Salvador?

Ao chegar em Salvador de avião ou cruzeiro, o visitante tem inúmeras opções de transporte até o seu destino tais como: transporte particular, ônibus e metrô. Esses meios também podem ser utilizados para visitar os principais pontos turísticos de Salvador. Mas, dependendo dos horários, podem haver congestionamentos, caso passe pelas principais vias da capital!

Além dos bairros citados, existem outros famosos que vale a pena explorar. Aproveite para passar no Serviço de Atendimento ao Turista de Salvador ou verifique na recepção de seu hotel. Peça orientações sobre outros pontos turísticos e bairros interessantes da capital baiana!

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR