Reserve
Conheça 20 igrejas soteropolitanas
IGREJAS

Conheça 20 igrejas soteropolitanas

Conhecida pelo grande número de igrejas católicas, a capital baiana Salvador é referência para quem deseja conhecer os mais antigos e belos templos religiosos do país. Com várias igrejas em Salvador construídas ainda no século XVI, quem visita a cidade pode colocar no roteiro de passeios alguns templos que contam a história da primeira capital do Brasil.

1. Igreja da Vitória: a mais antiga

Considerada a mais antiga igreja de Salvador, a Igreja da Vitória ganhou esse título por possuir em suas lápides na sacristia relatos sobre o casamento da filha da Caramuru, ocorrido em 1534. Está localizada no Largo da Vitória, s/n.

2. Igreja e Convento de São Francisco e sua Beleza Dourada

Conhecida mundialmente por sua riqueza interior, a Igreja e Convento de São Francisco, localizada no Centro Histórico de Salvador, tem o seu interior todo talhado em ouro, o que garante uma beleza única.

3. Igreja de Santo Antônio da Barra

No alto da colina e com vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos, a Igreja de Santo Antônio da Barra foi uma construção dedicada ao frade franciscano Santo Antônio de Lisboa, e está localizada na Praça Santo Antônio da Barra , nº 1.

4. Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Localizada no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico, a igreja abriga além da imagem da Nossa Senhora do Rosário, o Cristo Crucificado, São Benedito e Santo Antônio de Catigerona, todas lapidadas em marfim. A atual igreja também é conhecida por sua construção ter sida realizada pelos próprios irmãos negros e escravos.

5. Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Especialmente construída com pedras de lioz trazidas de Portugal, a duração das obras da também conhecida por Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, levou 300 anos para ser terminada. A igreja está localizada na Rua da Conceição da Praia, s/nº.

6. Igreja Nosso Senhor do Bonfim, famosa por suas fitinhas

Palco de uma das maiores festas de fé, as escadarias da Igreja Nosso Senhor do Bonfim reúne todo ano, uma multidão de fiéis que saem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em procissão até as escadarias para a tradicional lavagem com água de cheiro realizada pelas baianas ao som de cânticos africanos. A igreja está localizada na Colina Sagrada do Largo do Bonfim.    

7. Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão

Referência na divisão das cidades Alta e Baixa, a igreja foi construída ao estilo rococó e revestida de azulejos brancos. No seu interior, o ouro reveste ricamente os três altares em estilo neoclássico. A igreja fica localizada na Rua Direita de Santo Antônio nº 60.

8. Igreja de Nossa Senhora dos Mares

Fundada em 1871 e localizada no Largo dos Mares, a igreja foi reerguida entre os anos 1930 e 1956, onde recebeu grandes vitrais e uma decoração com várias imagens, tornando o seu interior rico e belo, no longo dos seus 50 metros de altura.

9. Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e seus detalhes

Com uma fachada decorada em alto-relevo, a igreja é considerada única no país pela riqueza nos detalhes. Em seu interior o destaque vai para os detalhes folheados em ouro, que vão desde os altares, painéis e objetos. A igreja fica localizada na Rua da Ordem Terceira.

10. Sé de Palha – Igreja Nossa Senhora D’Ajuda

Inicialmente construída em taipa de pilão e com a cobertura de palha, por isso o nome Sé de Palha, a igreja foi erguida pelo padre Manuel de Nóbrega e os jesuítas que chegaram ao Brasil em missão. Está localizada na Rua da Ajuda.    

Confira outras 10 igrejas populares de Salvador:

A cidade é conhecida por ter mais de 300 igrejas, então, se deseja continuar o roteiro das igrejas de Salvador, vale a pena conhecer essas também:

  1. Igreja e Convento de N. S. da Piedade – Localização: Praça da Piedade, s/n.
  2. Catedral Basílica Primacial São Salvador – Localização: Praça XV, s/n – Terreiro de Jesus.
  3. Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lapinha – Localização: Largo da Lapinha.
  4. Paróquia Nossa Senhora do Resgate – Localização: Rua Silveira Martins, s/n.
  5. Igreja de Ordem Terceira do Carmo – Localização: Largo do Carmo, s/n.
  6. Igreja de Sant’Ana – Localização: Rua Guedes Cabral, 143.
  7. Igreja São Lázaro e São Roque – Localização: Rua Aristídes Novis – Colina de São Lázaro.
  8. Igreja Nossa Senhora da Luz – Localização: Rua Rio de Janeiro, Pituba.
  9. Igreja Nossa Senhora da Palma – Localização: Praça Ana Nery, s/n.
  10. Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos – Localização: Largo dos Aflitos, s/n.

 

LEIA OUTRAS DICAS DE SALVADOR