Reserve
AS MELHORES COMIDAS TÍPICAS DA CULINÁRIA BAIANA EM SALVADOR
Imagem-As-Melhores-Comidas-Tipicas-da-Culinaria-Baiana-Post-23Mar18

AS MELHORES COMIDAS TÍPICAS DA CULINÁRIA BAIANA EM SALVADOR

 

Como a música de Dorival Caymmi diz: “Você já foi à Bahia, nêga? Não? Então vá… Lá tem vatapá. Então vá! Lá tem caruru. Então vá! Lá tem mungunzá…”, vá experimentar o que tem de melhor na culinária baiana ao som de um alegre samba em Salvador! Uma comida de tempero, cheiro e sabores marcantes, sendo um dos principais ingredientes dos pratos, a pimenta e o óleo de dendê.

Se deseja encontrar bairros com bons restaurantes e também acarajés servidos pelas baianas especializadas na iguaria, basta procurar o Pelourinho e o Rio Vermelho. Além disso, você pode também ter uma experiência única, num ambiente bem contemporâneo, experimentando o cardápio do Restaurante Adamastor, no Fera Palace Hotel que também possui pratos típicos da culinária regional.

Acarajé: um bolinho típico da Bahia

O acarajé é famoso na capital baiana. Ele é um bolinho feito com feijão-fradinho, cebola e sal, frito no azeite de dendê. Depois disso, ele é cortado ao meio e servido com um vatapá (camarão, pimenta e cebola). Pode-se acrescentar por cima camarão seco ou usar o caruru para rechear. Ao consumi-lo, não esqueça da pimenta que é um tempero muito utilizado nos acarajés típicos da Bahia.

Vatapá

Que tal experimentar o legítimo vatapá em Salvador? O prato é popular no município e é um dos molhos utilizados para servir o acarajé. Os principais ingredientes são os temperos (cheiro verde, coentro, cebola, pimentão, tomate), camarão seco, farinha de trigo – outros tipos de farinha podem ser utilizados -, leite de coco e azeite de dendê.

Caruru

O caruru é um prato muito requisitado em Salvador, em especial no mês de São Cosme e Damião. Durante o mês de setembro, as vendas aumentam, pois há uma tradição envolvendo os santos. Na festa, as pessoas costumam ofertar o caruru de São Cosme e Damião. Mesmo sendo santos católicos, existe todo um ritual, sendo que a forma de homenageá-los é de origem africana. Os principais ingredientes do caruru são o quiabo e azeite de dendê, mas é possível adicionar outros deliciosos complementos.

Bobó de Camarão

A receita do bobó de camarão sofreu várias influências. Ele é uns dos pratos deliciosos servidos na Bahia e você não pode deixar de experimentá-lo quando viajar para Salvador. O molho é produzido com inhame, azeite de dendê, leite de coco e temperos.

Lambreta

A lambreta é um molusco popular na Bahia. Ele possui duas conchas e está presente em áreas de mangue. O molusco, tradicionalmente, deve ser preparado em um caldo formado por limão e outros temperos. Mas, há a possibilidade de consumi-lo de outras formas: gratinadas com queijo, com molho de tomate ou leite de coco.

Azeite de Dendê e Moqueca: Uma combinação perfeita

A moqueca baiana se destaca pelo acréscimo do azeite de dendê e o leite de coco. É um prato tradicional e famoso para os soteropolitanos. Só de pensar nele, já dá água na boca. O camarão é o rei deste prato. Como complementos, podem ser servidos junto com a moqueca baiana: farofa de azeite de dendê, arroz, vatapá ou caruru.

Dica: Não vá embora de Salvador sem degustar, pelo menos um pouquinho desses maravilhosos pratos típicos baianos.

 

LEIAS OUTRAS DICAS DE SALVADOR