Reserve
10 FATOS HISTÓRICOS SOBRE SALVADOR QUE VOCÊ PRECISA SABER
10-Fatos-Históricos-Sobre-Salvador-que-Você-Precisa-Saber-Post-16mar18

10 FATOS HISTÓRICOS SOBRE SALVADOR QUE VOCÊ PRECISA SABER

Será que você sabe quais fatos históricos de Salvador contribuíram para a formação da cidade? Existem alguns locais que foram tombados e considerados Patrimônios Históricos de Salvador. Por isso, de acordo com o IPHAN, separamos 10 pontos históricos de Salvador e algumas curiosidades que você precisa saber antes de visitar a cidade.

1) Centro Histórico de Salvador

O Centro Histórico de Salvador, em 1985, foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. Em sua arquitetura, vemos edifícios construídos entre os séculos XVI e XIX. Salvador foi a primeira capital do Brasil, e por isto, encontram-se muitos edifícios e casas de cores marcantes.

2) As Igrejas de Salvador

A cidade de Salvador possui mais de 300 igrejas católicas. A quantidade de igrejas expressa a presença do catolicismo e a importância da religião para os baianos. A história das igrejas e locais utilizados para adoração ou mesmo para a realização das tradicionais festas populares são um marco histórico que recebem visitantes de todas as partes.

3) Um Lugar Cheio de História: Fundação Casa de Jorge Amado e Casa do Rio Vermelho

Se você deseja conhecer a história do Brasil e também de Salvador, pode começar por um dos maiores escritores do país: Jorge Amado. Em sua homenagem foram construídas a Fundação Casa de Jorge Amado e a Casa do Rio Vermelho. Os livros Tieta do Agreste e Capitães de Areia são uma das obras literárias de grande destaque.

4) O Dia da Independência da Bahia

A Independência do Brasil, na Bahia, é comemorada no dia 02 de julho. Esta data é uma das mais importantes para o estado e, por isso, foi criado um monumento para a data: o Monumento ao 02 de julho. Mesmo após o grito de independência do dia 07 de setembro, em São Paulo, continuaram ocorrendo disputas na Bahia até que os últimos portugueses fossem expulsos. As comemorações da independência começam, normalmente, no dia 01 de julho, no bairro do Pirajá. Para relembrar esta data, visite o Panteão onde se encontram os restos mortais de Pedro Labatut.

5) A cidade de Salvador foi construída em dois andares

A cidade de Salvador foi construída em cima de uma falha geográfica e durante a sua expansão houve a necessidade de um transporte que fosse mais rápido, facilitasse o transporte para o sul da cidade e fizesse a interligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Sua construção teve início com o engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, com peças de aço vindas da Inglaterra. O Elevador Lacerda foi o primeiro elevador do país.

6) O Pelourinho é um Bairro

O Pelourinho é o nome de um bairro localizado no Centro Histórico de Salvador. A arquitetura foi influenciada pelos portugueses. O termo “pelourinho” significa também o local onde os prisioneiros e escravos eram castigados.

7) O Mercado Modelo: criado para ser a Casa da Alfândega

O Mercado Modelo, localizado no bairro do Comércio, foi criado inicialmente para funcionar como uma Casa da Alfândega. Sua arquitetura neoclássica foi preservada, mesmo com os incêndios que a afetaram entre os anos de 1969 e 1984. Começou a funcionar como Mercado Modelo a partir de 1971. Ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

8) Paço Municipal: a Casa da Câmara e Cadeia

Antigamente, o Paço Municipal era a Casa da Câmara e Cadeia. No térreo havia duas prisões, uma masculina e outra feminina. No primeiro andar encontravam-se a sala de deliberações, de audiência, órgãos civis/criminais e a sala de leilões públicos. No pátio encontrava-se uma capela visitada pelos prisioneiros entre 1690 e 1795. O prédio foi construído no século XVII e XVIII. Além disso, outros edifícios foram construídos inspirados nesta arquitetura.

9) Santa Casa da Misericórdia

A história da Santa Casa da Misericórdia se mistura ao início da criação da cidade de Salvador, em 1549. O hospital era dedicado a São Cristóvão, mas em 1893, foi transferido para o Santa Izabel, em Nazaré. Na Santa Casa da Misericórdia da Bahia é possível encontrar a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia e também o Museu da Misericórdia, inaugurado em 2006.

10) Casa Quinta do Unhão

A Casa da Quinta do Unhão é formada por solar, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, cais, fonte, armazéns, aqueduto e um alambique com tanques. É possível visualizar na ponte de acesso ao solar, azulejos com ornamentação barroca, do século XVII, produzidos em Lisboa. O conjunto está localizado no sopé da falha geológica de Salvador e é possível ter uma vista maravilhosa da Baía de Todos-os-Santos. Atualmente, abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia.

 

LEIAS OUTRAS DICAS DE SALVADOR