Reserve
10 Curiosidades sobre Salvador que você não sabia
curiosidades-salvador

10 Curiosidades sobre Salvador que você não sabia

Salvador é conhecida pelo Brasil como a terra do carnaval, e isso é verdade, já que turistas do mundo todo vão para lá em busca de curtir essa época do ano. Mas, limitar o município a esse título é um grande desperdício, porque Salvador oferece muito mais do que um bom carnaval. Foi pensando nisso que hoje, resolvemos falar de curiosidades sobre Salvador.

Quem mora no município pode até saber sobre algumas dessas curiosidades, mas os turistas, com certeza, não tinham acesso a essas informações antes de conhecer a cidade. Então, se você pretende visitar Salvador, confira!

Curiosidades sobre Salvador: Antiga Capital

Salvador é um centro histórico, além de uma cidade muito grande, que esse ano, em março, completou 468 anos.

Além disso, você sabia que Salvador já foi eleita a capital do Brasil? Isso mesmo!

Quem nasce em Salvador é…?

Outra curiosidade sobre Salvador que poucos turistas conhecem é o termo utilizado para classificar quem nasce ali no município.

Quem nasce no Rio de Janeiro, por exemplo, é carioca. E quem nasce em Salvador é soteropolitano. Nome curioso, não acha?

Maior Carnaval

O carnaval é uma comemoração que teve origem na Europa, mas, segundo uma das edições do Guines Book, Salvador já foi eleita a cidade com o maior carnaval do mundo.

Mercado Modelo

O mercado mais famoso de Salvador, hoje, é um ponto turístico, mas há muitos anos, era um local no qual se guardava escravos que iriam para leilão.

Pelourinho é um bairro

Sim, o Pelourinho, que todo mundo acha que se trata de uma única construção, na verdade é um bairro, e de muita influência portuguesa, por sinal.

Feriado do Acarajé

Na realidade, o feriado não é do acarajé, e sim, dedicado às baianas que o preparam. Elas ganharam o dia 25 de novembro em sua homenagem.

Fitinhas

As fitinhas são trazidas como lembranças de quem viajou para Salvador, mas elas são mais do que meros enfeites e pulseirinhas.

Essas fitinhas são amarradas na escadaria da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, representando pedidos dos devotos.

Nível Superior

Hoje em dia, instituições de nível superior são absurdamente comuns. Em qualquer cidade com o mínimo de industrialização, podemos observar a presença delas.

No entanto, a primeira escola de nível superior do Brasil, surgiu em Salvador, e era de medicina. Seu nome era “Escola de Cirurgia da Bahia” e ela foi fundada no ano de 1808.

Elevador

O primeiro elevador do Brasil também foi fundado na cidade de Salvador. O Elevador Lacerda, quando foi lançado em 1873, foi considerado o mais alto de todo o mundo.

Fortes

Ao contrário do que muitos turistas pensam das curiosidades sobre Salvador, é que o único forte existente é o de Santo Antônio. Existem vários outros como o de Santa Maria, São Diogo e São Marcelo, e todos podem receber a presença de turistas.

Essas são 10 curiosidades sobre Salvador que você não sabia. Agora, ao viajar para lá, você já pode usá-las a seu favor e desvendar outros pontos dessa cidade.

LEIAS OUTRAS DICAS DE SALVADOR